25 de abril de 2009

No horizonte

Poetas participantes:

1- Borbollettah Sandra Regina
2- Mikas
3- Naidaterra
4- Zenaide Giovinazzo
5- Sandra Galante
6- Walter Mondragón
7- André Z
8- Eri Paiva
9- Ezingra
10- Paulo Fernando
11- Isabel Passos
12- Clara da Costa
13- Sonia Salete
14- Marcial Salaverry
15- Augusta Melo
16- Beki Bassan
17- Edson Carlos Contar
18- Maria Thereza Neves
19- Jorge Linhaça
20- José Ernesto Ferraresso
21- Heloisa Abrahão
22- Heliomar

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

1- NO HORIZONTE
Borbollettah Sandra Regina

Eu quero voar
para poder morar
no azul mais lindo

Eu quero um lugar
onde vou me alegrar
e não tenha ninguém

Eu quero encontrar
para poder me guiar,
a rosa dos ventos.

Eu quero me elevar
e para isto, virar
Borboleta colorida

Por onde eu vou
encontro o que sou
Esta é minha estrada

E quando eu cansar
eu vou pousar
Na estrela mais brilhante

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

2- Olhar o horizonte é tudo
o que a gente pode imaginar...
É a beleza e o poder
da Natureza para admirar..
A Grande esperança
nem que seja só
em sonhos nossos
arco-íris encontrar...

Mikas

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

3- NO HORIZONTE
Naidaterra

O caminho pode ser longo,
mas o sonho de reencontrar
o belo é só uma questão
de tempo e persistência...
Minha alma que já esteve
por lá, inquieta ao ninho
que voltar, sabe bem que
pra viver a vida só mesmo
onde nasceu a paz...
Olho longe e sonho
estar pousando numa
nascente, seguir seu
curso e me achar
novamente...

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

4- HORIZONTE
Zenaide Giovinazzo

Navegar pela vida,
ultrapassar o horizonte,
lutar, vencer, amar.
Lutar pelos objetivos.
Vencer os obstáculos.
Amar incondicionalmente.
Valorizar a essência,
desvendar a existência!

SP/26/02/09

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

5- NO HORIZONTE
Sandra Galante

No horizonte te busco noite afora,
Olho o céu, as estrelas e choro a tua falta...
Escuto o silêncio dos meus pensamentos,

Em frente ao mar ainda sinto teus afagos,
Por que foi tão cruel comigo
Se eu te amo tanto?

Eu voarei além do horizonte,
Não quero te perder nem por um instante,
Minha busca por ti será constante.

Te procurarei por todos os caminhos,
Com carinho farei nosso ninho,
Te receberei com ternura e alegria,

Navegarei no mar da esperança,
Esperarei com calma o nosso momento
E a saudade ficará só na lembrança...

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

6- RESILIENCIA DE LA LUZ

Renace
en el rescoldo de ceniza
la luz
al solo soplo;
así mi corazón,
caja de música
fino estuche de dicha
no logra guardar el sordo odio
ni su semilla de cizaña;
así mi corazón
vuelve y sonríe
vuelve y canta
viendo a aquellos que ha amado,
muy a pesar de ellos y de mí.

Un gesto mínimo
audaz
fugaz
nugaz
de tus ojos
-detrás de tu máscara blanca-
y sueño galaxias.

Capaz sería
de atravesar
el ojo de una cerradura
...de violentar la chapa!

De ir tras tí
al inusual lugar
desde donde me miras.

Walter Mondragón
febrero 27 de 2009

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

7- NO HORIZONTE

Raios do amanha invade o meu ser
Vermelhos como as asas da fênix
Esperanças neste novo nascer.

Acordo, suspiro e desperto.
Laço um Pégassus
Inicio outro dia incerto

Crio coragem, luta interna.
No horizonte Rá Sorri
No meu âmago estou numa caverna

Cumprimento, aceno e ânimo.
Sou filho de Adão
E os astros todo no cimo

Luto e conquisto
Todos me vêem assim
Apenas eu me sinto um cisto

Sou humano caído
Como o anjo caiu
Sou o trapo puído

O sol se põe no horizonte
Outro dia termina
Vou para o meu monte.

André Z

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

8- NA LINHA DO HORIZONTE
Eri Paiva

Na linha do horizonte
Onde o céu encontra o mar
Existe entre eles um segredo
Que não dá prá desvendar
Tomo meu barquinho à vela
E vou tentar decifrar
Quanto mais me aproximo
Mais ela se afasta prá lá
Quem vai saber me dizer
O que é que se esconde
Na linha do horizonte?
Será que é você anjo meu
Que não mais apareceu?

Em 10.06.2008

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

9- No Horizonte

As vezes penso
onde estão os mistérios
das coisas?

Algo nos impulsiona
a ansiedade de saber a vida
oculta no por do sol
bem acima de nós
dos campos mil
dos mil caminhos
floridos campos

O ouro que cai do horizonte
pode enfeitar o seu rosto,
dando-lhe a força da natureza
e o afã do entardecer
o novo amanhã, virá como o sol
tranquilo como sempre
ensinando-nos a possuir
a vida onde começa o Amor!

Ezingra

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

10- ALÉM DO HORIZONTE
Paulo Fernando

Além do horizonte deve haver sonhos
talvez maiores,
ou menores que os meus
mas são sonhos...
Sonhos de alguém que ama
de alguém que espera
de alguém que suporta a falta de um amor.
De alguém, que como eu,
olha para além do horizonte
e só vê sonhos.

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

11- NA LINHA DO HORIZONTE
Isabel Passos

Na linha do horizonte
eu vou pousar,
para, no mar azul
poder mergulhar.
Na linha do horizonte
eu vou morar,
para, no azul do céu
poder saltitar
de estrela em estrela
até à lua chegar.
E quando ela se esconder,
e o sol aparecer,
no horizonte eu quero ver,
suas cores resplandecer,
seu calor me aquecer.
No fim do dia,
plena de infinita alegria,
eu vou ver o sol se pôr,
com todo seu fulgor...

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

12- NO HORIZONTE
Clara da Costa

Ao sabor do vento,
olhando no horizonte, onde o
mar encontro o céu,
meus pensamentos viajam,
melancólicos, como o sabor
das ondas marítimas
que chegam à areia da praia,
nesse cenário matinal...
Sinto o sussurrar do vento,
batendo de leve no meu rosto,
como a falar de amor,
que faz companhia
prá minha doida saudade...

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

13- No horizonte

Perco meus pensamentos...
Esvaem-se em pranto e saudades
Como a lua nunca se junta com o mar.
E o passado, parece bem perto estar...

Minha vida hoje é vazia,
Como as conchas sem pérolas.
Como a Terra sem o lua,
Minha esperança se perde pra além do meu olhar...

Só fica a solidão
Que busca te encontrar...
Quem sabe um dia destes
No meu horizonte possa te divisar...

Sonia Salete 26/03/2009 SP

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

14- ALEM DA LINHA DO HORIZONTE
Marcial Salaverry

Quanta gente passa pela vida sem a ver...
Sem sequer perceber
a maravilhosa beleza
que se encerra na Natureza...
Sem sequer notar
quanta coisa há para amar...
Passa pela vida simplesmente,
sem vive-la inteiramente...
Integra-se à paisagem,
sem sentir a maravilha desta viagem...
Sem perceber quanto há de vida
pedindo para ser vivida...
Quanto existe de belo no mundo,
que nos pode dar um prazer profundo...
Que de tudo podemos fazer um poema,
sem pensar no triste dilema
do muito que temos pra fazer
para que possamos ao menos sobreviver...
Há que se abrir os olhos para a vida,
para que tenhamos a necessária sobrevida...
Há que se ver além da linha do horizonte,
e não apenas a parede que temos defronte...

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

15- No horizonte

Cada vez que a vida me arrebata ao sofrimento,
eu tento pensar como será quando passar.
Tento pensar que nem irei mais lembrar como era a dor,
quem foi que causou tanta tristeza,
e que aquele sentimento tão sofrido deu lugar a um sentimento
de alívio que jamais seria tão bom,
se o mal não viesse antes.
Tento ser meio "Poliana"
e tento ver sempre o outro lado,
aquele que sempre terá a lição para aprender,
o bem para aplacar tudo
e penso no que "seria do lindo se não fosse o feio".
Coisas assim tão "careta" para alguns,
mas que para outros ajudam a ver o horizonte.
Lá no horizonte as coisas são sempre melhores
e para caminhar até lá,
temos que deixar o vento bater no rosto
e suportar algumas pedras nos pés.
No horizonte
está a esperança, a luz a solução.
Lá no horizonte seremos sempre melhor.
No horizonte está minha vontade e força.
e muitas vezes temos que esticá-lo
como o objeto que mostramos as crianças
quando queremos que andem e nossa direção.
No horizonte não está o fim
mas o início de tudo.
Lá estará sempre nosso melhor dia,
lá acenando ao longe, se esticando
estará a harmonia e a paz,
para andarmos até ela, nos dias mais difíceis.
Se usarmos desta sabedoria.
nestes dias difíceis, teremos mais horizontes brilhantes.
Lá... no horizonte!

Augusta Melo

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

16- NO HORIZONTE
Beki Bassan

Não importa o caminho
que irei tomar para contigo ficar,
seja perto ou longe preciso do seu carinho.

Vou ultrapassar cada limite,
com perseverança vou lutar,
sei que vou vencer os obstáculos.

Você está bem perto.
Eu sinto o seu chamado no horizonte
e tudo farei para encontrá-lo

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

17- NO HORIZONTE
Edson Carlos Contar
Campo Grande/MS - Brasil

Inatingível para alguns, o horizonte,
Onde comentam residir a felicidade,
Não tem, sequer, a alcançá-lo aquela ponte,
Que é feita em simples armação de uma vontade...

Para atingi-lo é necessário ser poeta,
Saber viajar no barco mágico da poesia,
Ir navegando entre sonhos e amores,
Fazer das dores o remar da alegria.

Aí, então, talvez a vida presenteie,
O que viveu, cantou a vida, amou alguém.
E dependendo do amar, a intensidade,
O bom poeta o alcança e vai além...

31/03/09

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

18- Horizontes
Maria Thereza Neves

riscam linhas
incansáveis, insistem
quebram barreiras da alma, da poesia
unem espaços ponto a ponto
esparramando cores
acordando doces saudades
a todos instantes ...

19/06/08

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

19- No horizonte
Jorge Linhaça

Lá na linha do horizonte
vejo um lindo arco-íris
torcendo pra que desponte
o desejo de a mim vires

Quem me dera escorregasses
entre as cores luminosas
e nos meus braços pousasses
delicada e formosa

Lá na linha do horizonte
eu deixei meu coração
pertinho do teu, defronte
mergulhado na paixão

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

20- NO HORIZONTE
José Ernesto Ferraresso

Distante posso navegar,
Neste céu lindo e azul,
Satisfazer minhas dimensões ,
Acabar com minhas aflições.

Tenho limite de voar.
Distante deste lugar,
No horizonte sem fim,
Tudo é real para mim.

Quero ver o infinito,
Nele poder flutuar,
Lembrar do presente e do futuro,
Deixar o passado para traz.

Serra Negra
19/04/09

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

21- No horizonte

Na linha do horizonte esta escrito,
Em letras garrafais, o teu nome junto ao meu.
Ninguém nunca viu, nem eu... mas
Sei que esta lá, enfeitando nosso caderno da vida.

Heloisa Abrahão (SC-20/04/09)

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

22- NO HORIZONTE

Frente a imensidão do mar
Permaneço atento a observar
Vejo tudo à minha volta.
Crianças brincam alegres na areia
Jovens casais se beijam e se abraçam
E, lá no horizonte, tão grande e belo
O sol se põe deixando seu calor
Abrindo o caminho para a lua
Que surge prateando as águas
Inspirando os amantes no inicio da noite.

Heliomar

ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ ઇ‍ઉ

Nenhum comentário:


ઇ‍ઉ Vôos ઇ‍ઉ da ઇ‍ઉ Borbollettah ઇ‍ઉ
ઇ‍ઉ Borboletas ઇ‍ઉ

Aos casais... Ante a espessa ramaria
verde, e rendada ao sol deste verão
livres, felizes, cheias de alegria,
as borboletas pelos céus se vão...

Despreocupadas... Pela floração
se perdem, numa inquieta correria...
Onde foram? E em que lugar estão?
Já não se vê o olhar que as perseguia...

Mas, de repente, voltam pelo espaço,
trêmulas e amorosas de cansaço,
asas roxas e azuis ou violetas...

E invejoso pensei, vendo-as pelo ar:
quem me dera nascer, viver e amar,
como aqueles casais de borboletas!

(J.G.de Araujo Jorge)